Site icon Tribuna de Brasília – Notícias do DF e do Brasil a um clique

Protestos de agricultores tomam conta da Europa: ‘A agricultura está morrendo’

Protestos de agricultores tomam conta da Europa: 'A agricultura está morrendo'

Foto: reprodução/Google

Há mais de 15 dias agricultores realizam protestos na Europa, numa manifestação que, dessa vez, começou na Alemanha, mas já se apresenta em outros países como França, Itália e Holanda. Entre os manifestantes há um senso de urgência quanto à sobrevivência do agronegócio em um contexto de agendas climáticas.

Muitos dos manifestantes acreditam que os promotores da causa climática estão criando soluções que prejudicam os produtores rurais, tudo com base em argumentos que seriam em favor da proteção ambiental, como a redução de gases causadores do efeito estufa.

Em um dos vídeos que circula nas redes sociais é possível ver um cartaz onde está escrito que “a agricultura está morrendo”, enquanto um dos manifestantes critica a suposta intenção de substituição da carne animal por carne “sintética”.

Há mais de um ano os protestos tiveram início na Holanda, onde o governo propôs reduzir as emissões de nitrogênio [ é um gás não inflamável, precedente do ar, que compõe 78% da atmosfera terrestre] e amônia em 50%, o que impactaria diretamente a criação, já que para alcançar esse objetivo seria preciso reduzir em até 30% o número de animais de agropecuária no país, até 2030.

Na prática, isso afetaria a capacidade de sobrevivência dos produtores, fazendo com que milhares desistissem da atividade. Tanto é que, segundo o Poder360 “governo colocou crédito à disposição para quem quiser comprar fazendas que seriam colocadas à venda”, justamente por já prever a falência de muitos agricultores.

Agora, a onda de protestos que toma conta da Europa tem por finalidade impedir o avanço das pautas que estariam ameaçando essa produção agrícola. Os produtores querem que os governos tomem medidas protetivas em favor do campo, a fim de que a agricultura possa coexistir com a proteção ambiental. Assista:

Exit mobile version