Mais

    VÍDEO: milhares de franceses protestam contra a “ditadura” da vacina neste sábado

    [Euronews] – Milhares de pessoas foram às ruas em toda a França neste sábado para protestar contra as novas regras do coronavírus anunciadas pelo governo no início desta semana. As medidas polêmicas incluem a vacinação obrigatória para profissionais de saúde e a obrigação de os cidadãos trazerem uma espécie de  ‘passe de saúde’ para poder frequentar a maioria dos locais públicos.

    O passe de saúde é dado a quem está totalmente vacinado contra COVID-19 ou tem prova de um teste negativo feito em 48 horas. Em Paris, a blusa de um manifestante dizia “Não à vacinação obrigatória, liberdade violada!”, Enquanto o cartaz de outro dizia: “Macron, não à ditadura da saúde.”

    Em Marselha, os manifestantes seguraram uma faixa mostrando rostos de políticos, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron com bigode de Hitler. Os manifestantes também tomaram as ruas de Toulouse, Nice, Lille, Estrasburgo, Metz e outras cidades.

    “Não somos antivacinas de forma alguma. Queremos apenas que todos tenham a liberdade de serem vacinados ou não. Os testes de PCR podem ser suficientes e, então, devemos mantê-los gratuitos”, disseram Aurélie e Tiphaine à AFP no protesto de Paris.

    Vários manifestantes de coletes amarelos participaram das manifestações em todo o país. “Estamos aqui pelas exigências dos coletes amarelos e pelas restrições às liberdades. Não é mais uma lei que mata a liberdade que nos faz sair para a rua. Sempre estivemos na rua”, disse Jérôme Rodrigues, uma figura proeminente em o movimento do colete amarelo.

    O governo francês afirma que as novas medidas são necessárias para conter a variante Delta, que se espalhou rapidamente, e que está alimentando uma onda de novas infecções no país. Na sexta-feira, as autoridades de saúde pública relataram mais de 10.900 novos casos – o que é quase um aumento de três vezes em comparação com meados de junho.

    Desde os anúncios de Macron na segunda-feira, as vacinações aumentaram na França após uma desaceleração acentuada nas últimas semanas. De acordo com uma pesquisa de opinião realizada no início desta semana, 58% dos franceses aprovam a extensão do passe de saúde para cafés e restaurantes e 66% são a favor de seu uso para acessar espaços culturais.

    França tem protestos contra exigência de vacina ou teste de Covid em  espaços de lazer - 17/07/2021 - Mundo - Folha
    França tem protestos contra exigência de vacina ou teste de Covid em espaços de lazer. Foto: reprodução

    Segundo o jornal Le Monde, cerca de 114 mil pessoas saíram às ruas para protestar contra o “passaporte sanitário” em 136 cidades da França. Contudo, vídeos que circulam nas redes sociais sugerem que esse número pode ter sido bem maior, a exemplo desse abaixo:

    Leia também:

    Deltan detona relatório da PF sobre suposto golpe: ‘Erros e contradições gritantes’

    Ex-coordenador da operação Lava Jato, o ex-procurador da República...

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close