O presidente Joe Biden disse neste domingo que o novo surto de varíola deve preocupar “todos”, pois continua a confundir as autoridades médicas em todo o mundo.
“Todo mundo deveria se preocupar com isso”, disse Biden na Coreia do Sul, enquanto conversava com um grupo de repórteres antes de embarcar no Air Force One para o Japão, informou a Reuters.
As observações do presidente ocorrem quando vários surtos de varíola foram relatados na África, seguidos por outros casos relatados na Europa e nos EUA
“Estamos trabalhando nisso, é difícil descobrir o que fazemos”, acrescentou Biden. Embora existam pelo menos 80 casos confirmados da doença em todo o mundo e outros 50 casos suspeitos, os EUA só confirmaram um par de casos depois que um homem em Massachusetts foi diagnosticado com a doença.
Outro homem na cidade de Nova York também testou positivo para varíola dos macacos. Casos foram relatados na Grã-Bretanha, Espanha, Portugal, Itália, Estados Unidos, Suécia e Canadá, todos por indivíduos que supostamente não tinham histórico de viagens com a África. França, Alemanha, Bélgica e Austrália também relataram casos confirmados esta semana.
Embora nenhuma morte relacionada à varíola dos macacos tenha sido relatada, o fenômeno mundial desconcertou os especialistas médicos. “Estou chocado com isso. Todos os dias acordo e há mais países infectados”, disse Oyewale Tomori, virologista e membro do conselho consultivo da Organização Mundial da Saúde.
“Este não é o tipo de disseminação que vimos na África Ocidental, então pode haver algo novo acontecendo no Ocidente”, acrescentou.
Christian Happi, diretor do Centro Africano de Excelência para Genômica de Doenças Infecciosas, também disse que “nunca viu nada parecido com o que está acontecendo na Europa”.
De acordo com estimativas da OMS, a varíola pode ser fatal para até uma em cada dez pessoas, embora sua semelhança com o vírus da varíola permita que as vacinas contra a varíola forneçam alguma proteção.
Os sintomas aparecem uma a duas semanas após a infecção e inicialmente incluem principalmente sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dores de cabeça e falta de ar. Após cerca de cinco dias, começa uma fase de erupção cutânea onde aparece uma erupção cutânea e muitas vezes se espalha para diferentes áreas do corpo. Com: FoxNews.