A adoção de medidas radicais de isolamento – como no caso de Pernambuco, que decretou lockdown em Recife e outras cidades – propiciam o surgimento ou o agravamento de problemas psicológicos.
Essa avaliação foi compartilhada pela psicóloga Marisa Lobo, que é suplente de deputada federal pelo Avante-PR e atua como profissional de psicologia há décadas: “Esta semana atendi 8 pessoas c/ ideação suicida, por causa de instabilidade econômica, medo, angústia. As pessoas precisam se movimentar, caminhar, fazer algum tipo de exercício para motivar o cérebro a produzir hormônios do bem estar. Isolamento está favorecendo a doença mental. #SOS”.
No Twitter, Marisa Lobo comentou um post do vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) que trazia o conceito por trás da medida de inclusão de academias, salões de beleza e barbearias como atividades essenciais.
“Com bom senso, o bem estar psicológico é fundamental via atividades físicas e auto estima. Os calças encravadas e petistas vão propositalmente na contramão. Testam até onde podem aprisionar, aterrorizar e transformar a população num bando desorientado e dependente do estado mãe!”, escreveu Carlos Bolsonaro, numa referência indireta ao governador paulista, João Doria (PSDB).
Esta semana atendi ” 8 pessoas c/ ideação suicída, por causa d instabilidade econômica,medo, angústia. As pessoas precisam se movimentar,caminhar,fazer algum tipo de exercício p motivar o cérebro a produzir hormônios do bem estar.Isolamento está favorecendo a doença mental. #SOS
— MARISA LOBO (@marisa_lobo) May 12, 2020