Mais

    AGU e PGR concordam com o inquérito das “fake news”, mas defendem parâmetros claros

    A Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União participaram do julgamento ocorrido no Supremo Tribunal Federal, na quarta-feira (17), do polêmico inquérito das “fake news”, alvo de críticas entre os apoiadores do governo.

    O Supremo formou maioria para a continuidade do inquérito que tem por objetivo, aparentemente, apurar a disseminação de notícias falsas na internet, entre outros conteúdos considerados prejudiciais ao coletivo.

    O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu a continuidade do inquérito, mas cobrou parâmetros claros para o seu prosseguimento no tocante ao que se define como “ameaças”, por exemplo.

    “Nós concordamos com o inquérito porque nós queremos ter o direito de participar, sobre atos e diligências previamente”, afirmou Aras, segundo o Correio Braziliense.

    “Mormente aqueles que dizem respeito a atos e diligências invasivos, porque compete também velar pela defesa dos jurisdicionados. Precisamos apenas de balizas para que o objeto não seja cambiante [variável]”, destacou.

    O PGR afirmou que o Ministério Público deve ter participação prévia no desencadeamento das acusações e outras diligências “para que o objeto [do inquérito] se faça de forma delimitada e que medidas de forma invasiva sejam submetidas previamente ao sistema acusatório e que o Ministério Público possa receber a atenção do relator Alexandre de Moraes e de outros relatores em outros inquéritos.”

    Aras ainda argumentou que a disseminação de fake news não é um problema que existe apenas nas mídias alternativas, mas em todos os veículos de comunicação, devendo ser considerado de forma ampla.

    “Ele é estimulado por todos os segmentos da comunicação moderna”, afirmou o PGR. Para José Levi, advogado-geral da União, também é preciso garantir a liberdade de “fontes alternativas e independentes de informação.”

    “Essa defesa [do inquérito] não exclui a possibilidade de ponderações”, destacou o advogado.

    Leia também:

    Quatro Agências dos EUA avaliam sanções ao ministro Alexandre de Moraes

    Quatro órgãos do governo dos Estados Unidos estão analisando...

    Nikolas desabafa: ‘Fecha o Congresso e entrega logo um trono pro Moraes’

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou suas redes...

    Constantino sobre Bolsonaro: ‘O sistema tem pressa em prendê-lo antes das eleições’

    Em entrevista ao Pleno.News na segunda-feira (31), o analista político...

    Malafaia manda recado ao STF: “Estão provocando uma revolta popular”

    Na quarta-feira (2), o pastor Silas Malafaia, organizador de...

    Jornalista da Globo admite que a esquerda “não consegue mais mobilizar” o povo

    A jornalista Andréia Sadi destacou, nesta terça-feira (1°), durante o programa Estúdio...

    Israel alerta o Brasil sobre ligação do PCC com o grupo terrorista Hezbollah

    Um documento obtido com exclusividade pelo Jornal da RECORD revela que...

    Moraes pede que a PGR se posicione sobre a eventual prisão de Bolsonaro

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou...

    Reprovação de Lula dispara e alcança 56%, incluindo o Nordeste, aponta pesquisa

    Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2/4),...

    Michelle Bolsonaro e lideranças convocam ato pela ‘anistia’ na Avenida Paulista

    Na terça-feira (1º), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, atual presidente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close
    close